Sessão solene na Câmara Municipal celebra 40 Anos do curso de Nutrição da UECE

Nesta segunda-feira (9), às 19h, uma sessão solene na Câmara Municipal de Fortaleza celebrará os 40 anos do Curso de Nutrição da Universidade Estadual do Ceará. A iniciativa é do vereador Acrísio Sena e da deputada estadual Raquel Marques, ambos do PT, e ocorrerá no plenário da Casa. “O curso, fundado no segundo semestre de 1977, é uma referência do ensino superior por ter sido o pioneiro na formação de nutricionistas no Estado”, justificou Acrísio.

Desde a formação de sua primeira turma até o período 2016.1 o curso já formou 1.299 nutricionistas, contribuindo para a consolidação do campo científico da Nutrição no Ceará. Possui oferta de 30 vagas semestrais e carga horária mínima obrigatória de 4.165 horas, com duração mínima de 4,5 anos. Além da oferta de Cursos de Especialização, também conta com o Mestrado Acadêmico em Nutrição e Saúde, que iniciado em 2011, é pioneiro na formação de Mestres em Nutrição no estado do Ceará e já formou 58 mestres.

Ao longo do tempo o curso passou por mudanças importantes. Até 1985 a formação desses profissionais dava maior ênfase às áreas de Nutrição Clínica e Administração de Unidades de Alimentação. Depois de 1985 o curso foi sendo paulatinamente aperfeiçoado seja na implantação de novas disciplinas ou na ampliação da sua carga horária.

Em 1993 foi iniciado um processo de reformulação curricular com objetivo de consolidar uma nova perspectiva na formação do nutricionista. Essa reformulação foi realizada com a participação coletiva de todos os sujeitos envolvidos (docentes, discentes, assessoria pedagógica, entre outros). Em 1999, foi colocado em prática o currículo atual, que subsidia o Projeto Pedagógico do Curso visando formar bacharéis nutricionistas, com caráter generalista para atuar nas diferentes áreas do campo da Nutrição.

O currículo guarda coerência com os princípios do Sistema Único de Saúde e com a Política de Segurança Alimentar e Nutricional. Atualmente, o curso passa por um novo processo de discussão, sempre na perspectiva de promover constantes e necessárias atualizações.

(Da Assessoria)
Expresso CE - Interna Inner