Milhares de fiéis na Festa de Bom Jesus dos Passos, em Jardim

"Bom Jesus, fonte de misericórdia" foi o tema que inspirou as celebrações da Festa de Bom Jesus dos Passos, no município cearense de Jardim. O encerramento das atividades festivas aconteceu no primeiro dia de 2019, na Paróquia Santo Antônio, com missa presidida pelo bispo de Crato, Dom Gilberto Pastana, seguida de procissão pelas ruas da cidade.

Tradição bicentenária, a celebração está presente desde antes da criação da Paróquia Santo Antônio. "A festa do Bom Jesus dos Passos teve inicio, segundo algumas pessoas contam, oralmente, por ocasião de um surto de cólera que a comunidade passou. É uma festa antiga", explicou o Padre Idemário Muniz, pároco em Jardim.

"Nós já temos 204 anos de paróquia e já se tinha essa devoção ao Bom Jesus. Conta-se que o padre, na época, fez uma promessa, devido o surto de cólera, e as famílias, cada uma adquiriu a imagem de sua devoção e no primeiro dia de ano fez a procissão pagando a promessa", completou o sacerdote.

Durante a procissão, cada família entoava cânticos e louvores enquanto levava um santo de sua veneração. Esta atividade religiosa, conforme Dom Pastana, contribui para alimentação da fé dos fiéis, a medida que ela se vai se tornando cada vez mais comunitária.

"É bonito ver as famílias trazerem as imagens dos santos, mas é importante que ao redor da imagem do santo, da vida do santo, a comunidade aprenda, com a espiritualidade e o testemunho do santo, a viver o cristianismo. É fundamental que as famílias cada vez mais se juntem, se organizem para viver isso de uma forma comunitária", ressaltou. 

(GaudiumPress)

Expresso CE - Interna Inner