Cartunista cearense vence concurso internacional na Armênia

O chargista e cartunista Cival Einstein, 36 anos, levou o 1º lugar em um concurso internacional de cartum. O "The Sunny Dragon Cartoon Internacional Graphic Humour Festival", realizado na cidade de Goris, na Armênia, analisou milhares de desenhos de profissionais de todo o mundo.

A organização do prêmio selecionou apenas 40 cartuns para a final, do quais foram escolhidos somente três cartunistas. Askin Ayrancioglu, da Turquia, levou o 3º lugar. O sérvio Milênio Kosanovic ficou com a segunda colocação. E o cearense Cival Einstein se destacou com um desenho político e levou a mais alta premiação.

Com mais de 15 anos de participação em concursos nacionais e internacionais, Cival afirma que sua maior fonte de inspiração é a vida política e social no Brasil. O cartunista também diz que se inspirou no jornal O Pasquim, um semanário alternativo brasileiro, editado entre 1969 a 1991, que teve como fundadores, Jaguar, Tarso de Castro, Sérgio Cabral, Ziraldo e Zélio Alves Pinto. 

Cival diz que um desenho de cunho político e cultural rendeu o prêmio. "A Arca de Noé historicamente é patrimônio cultural da Armênia, mas algum impecilho cultural estrangeiro interrompeu este trajeto histórico". Foi exatamente nesse cenário, que o cartunista traçou seu desenho. E deu certo. 

"O prêmio serve com um incentivo a mais para continuar o trabalho. É também uma forma de conhecimento e reconhecimento do multiculturalismo, um intercâmbio cultural entre os povos", diz Cival.   

Abaixo, o cartum premiado. 

Expresso CE - Interna Inner