Coreaú entre as 10 melhores do país em oportunidade de educação

Coreaú recebeu destaque nacional no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), deste ano. O município obteve nota 6 (em escala que vai de zero a 10), empatado com Nova Olinda. 

Além de Coreaú, outros municípios receberam o destaque: Sobral teve a maior nota: 6,6, ocupando a maior nota do Ceará. Em seguida, Jijoca de Jericoacoara (6,2), Milhã (6,1), Forquilha (5,9), Penaforte, Catunda, Ararendá, Brejo Santo, Deputado Irapuan Pinheiro, Eusébio e Itatira, todos, com 5,8. 

O Ceará ainda se destaca como o 4º Estado do Brasil e primeiro do Nordeste com mais equidade nas chances (relação dos 10% com os melhores resultados com os 10% com resultados mais baixos). A nota média nacional entre os 4.909 municípios analisados é de 4.7 pontos, já a média cearense é de 4,3, isto é, abaixo do índice nacional, o que sugere que o Estado ainda têm cidades a avançar. 

O indicador analisa as oportunidades de educação oferecidas para crianças e adolescentes nos municípios brasileiros. A principal diferença do levantamento é não considerar apenas o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que resulta da aprendizagem divulgada a cada dois anos pelo governo federal. Assim, o índice é formado a partir da relação entre o desempenho escolar dos alunos e as oportunidades educacionais promovidas pelo município.

O objetivo do levantamento é propiciar aos gestores as ferramentas para que os governos federal, estadual e municipal trabalhem de forma integrada para melhorar o atendimento educacional aos moradores em idade escolar.

(Com DN)

Expresso CE - Interna Inner