Opinião

O Dólar ainda é Rei

O Dólar ainda é Rei

Observadores de moedas e economistas dizem que possíveis substitutos para o dólar apresentam problemas maiores que a atual moeda. O dólar não precisa ser ótimo, apenas o menos ruim, diz especialista sobre a moeda.

Educação e as novas tecnologias

Educação e as novas tecnologias

O emprego das novas tecnologias entre crianças e jovens, como instrumentos para adquirir conhecimentos, tem se intensificado e gera resultados positivos para o aprendizado e comunicação.

A democracia é o objetivo fim de todas as sociedades?

A democracia é o objetivo fim de todas as sociedades?

Continuo sendo um democrata e acredito que a democracia liberal é o sistema mais justo dentro de uma sociedade para o seu desenvolvimento, mas a possibilidade de mudar organizações políticas de civilizações milenares é algo extremamente difícil, de tal modo que acredito muito mais em uma coexistência com diversos sistemas políticos do que um eterno debate ou tentativas de imposição que ao final levam muito mais a um aprofundamento do abismo entre o oriente e o ocidente.

Violência e a verdade

Violência e a verdade

Os atos de violência despertam a tenacidade da verdade e tornam os homens que a possuem mais capazes de resistência, e por longo tempo.

Arte - Da Estética e Outras Questões

Arte - Da Estética e Outras Questões

A Beleza, assim como a Ética, requer um pensamento filosófico que possa justificar a sua procedência, levando-nos às categorias da Estética para a compreensão desse imperativo, sobre o qual versaram filósofos tão dispares quanto Platão e São Tomás de Aquino, e Kant e Friedrich Hegel

Novo centro de pesquisas no Ceará

Novo centro de pesquisas no Ceará

No Brasil não podemos deixar de enxergar as oportunidades no continente africano, além de participarmos de um grupo importante de países de língua portuguesa, a CPLP, o desenvolvimento geoeconômico do Brasil passa necessariamente por entender e desenvolver projetos em parceria com esse continente tão promissor.

Cultura é o decisivo

Cultura é o decisivo

As influências das narrativas ditadas pelo poder dominante, pela ideologia, pela fugacidade emotiva das mídias sociais, serão fatores de manipulação utilizados estrategicamente por oportunistas.

O Fim do Reino Unido?

O Fim do Reino Unido?

Será esse o fim do Reino Unido? Talvez essa seja a pergunta política mais complexa da década e mais difícil ainda será prever o que ocorrerá com a coesão política dessa importante ilha que já foi conhecida como um Império onde o sol nunca se punha.

O que  a escola não faz

O que a escola não faz

A transformação radical teve como gatilho a pedagogia que não se aprende na escola, pois “faltam lágrimas pela vida desses adolescentes, pela vida dessas crianças”.

Os Bancos Centrais e o sistema monetário - confiança e base da sociedade

Os Bancos Centrais e o sistema monetário - confiança e base da sociedade

Criar confiança para garantir que o sistema funcione bem é um desafio grande para qualquer nação e requer instituições sólidas e robustas, que nós brasileiro possuímos com grande esforço, seja na fundação do Banco Central do Brasil em 1964 e principalmente com a criação do Plano Real em 1994.