Eunício agenda reunião no STF para resolver impasse da Transposição do São Francisco

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), solicitou e está confirmada para esta terça-feira (13), às 14 horas, reunião com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Carmen Lúcia, para tratar sobre a retomada das obras do Eixo Norte do projeto de Transposição do Rio São Francisco.  

O trecho correspondente levará água ao Ceará e está com as obras paralisadas em razão de um pedido, na justiça, das empresas que não conseguiram cumprir as exigências para realização do empreendimento.

De acordo com Eunício, foram convidados para a reunião os governadores do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, além do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho.

Eunício defendeu a união de forças para que o impasse seja resolvido. “Neste momento, o que mais interessa ao Nordeste, e em especial ao Ceará, é que essa obra seja retomada com a maior brevidade. Com a união de forças estamos buscando solucionar esse impasse que só tem prejudicado os que mais precisam”, disse.

As obras do Trecho Norte foram prejudicadas em razão da substituição da Construtora Mendes Júnior, ainda em 2016, depois que a empresa comunicou ao Governo Federal a incapacidade técnica e financeira em executar os seus dois contratos nas obras do Projeto São Francisco. Depois desse contratempo, o governo convocou novo processo licitatório no início deste ano. Com o resultado, as construtoras inabilitadas decidiram recorrer na justiça, inviabilizando a continuidade da obra. Este último trecho foi projetado para beneficiar mais de 7 milhões de pessoas no Ceará e também nos estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba.