Eunício promove reunião para discutir dívidas de agricultores no Nordeste

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), esteve reunido, em Brasília, nessa quarta-feira (14) com representantes de federações da agricultura e pecuária e com a bancada que representa o setor.

Na pauta do encontro, a renegociação das dívidas de produtores rurais adquiridas entre 2012 e 2017. Os representantes argumentaram que o Nordeste sofre com o quinto ano de seca, o que vem comprometendo a produção e a fonte de renda de muitas famílias produtoras. Dessa forma, muitos agricultores ficam sem ter como pagar empréstimos adquiridos através de instituições financeiras.

De acordo com o deputado federal Júlio César (PSB-PI), coordenador da bancada do Nordeste, o pedido de apoio ao senador Eunício é para que possa ser editada uma medida provisória para poder prorrogar os débitos dos agricultores nordestinos de 2012 a 2017.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará, Flávio Saboya, reconheceu que o presidente do Senado sempre esteve à frente da mobilização pela renegociação das dívidas agrícolas, e que, mais uma vez, mostrou-se sensível e disponível para buscar um entendimento junto ao governo.

Também participaram da reunião o presidente da Federação da Agricultura da Paraíba, Mário Antônio Borba, e os senadores Antônio Bezerra, Benedito de Lira e Garibaldi Alves Filho. Além dos deputados federais André Amaral e Efraim Filho.

(CN7)