Temer e Eunício visitam áreas atingidas pelas chuvas em Alagoas e Pernambuco

O presidente Michel Temer cancelou a agenda de reuniões previstas para hoje (28) em Brasília e embarca esta tarde para Alagoas para acompanhar a situação do estado, atingido por fortes chuvas na última semana. Acompanhado dos presidentes do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e de mais três ministros, o presidente seguiu para o 59º Batalhão de Infantaria Motorizada do Exército, onde se reuniu com autoridades locais e ministros. 

O presidente deve desembarcar em Alagoas por volta das 16h30 e fará uma reunião com ministros e autoridades locais para decidir quais ações do governo federal poderão ser tomadas para auxiliar os municípios atingidos pelas chuvas. A Defesa Civil Nacional já enviou a Alagoas técnicos para auxiliar o trabalho das autoridades locais.

Em Maceió, capital do estado, quatro pessoas morreram na última semana em razão das chuvas: duas mulheres, um homem e uma criança, vítimas de soterramentos.

Ontem (27), a prefeitura decretou situação de emergência e estado de calamidade pública. O decreto, assinado pelo prefeito Rui Palmeira, já está em vigor.

De acordo com a Defesa Civil, em oito horas, choveram 55,8 milímetros (mm) na capital do estado. Em dias normais do período chuvoso, a média é 12 mm para todo o dia. Em maio, foram registrados 567,6 mm de chuva, 48,5% a mais que os 382,2 mm esperados. Este é o maio mais chuvoso em Maceió desde 2010.

(Com informações da ABr)