Em entrevista à UFC TV, o reitor Cândido Albuquerque afirmou que “a UFC, em muito pouco tempo, será a principal referência de pesquisa do Brasil”. O professor defendeu que a UFC precisa estar de olho nas mudanças que ocorreram no mercado de trabalho. Cândido destaca que é preciso criar setores de inovação e empreendedorismo. "De modo que nossos alunos recebam as habilidade necessárias para o mercado de trabalho", ressalta. 

Cândido lamenta a questão elevada do número de evasão da universidade, o que ele atribui a falta de satisfação do aluno com o que ele aprende no curso. "Precisamos voltar a Universidade à pesquisa".

O professor também falou que a instituição passará por "uma repaginada" e que a Universidade vai receber um "choque administrativo, com redução de custos a favor da pesquisa". Cândido defende um tripé formado pela pesquisa, inovação e empreendedorismo.

Cândido disse ainda que as manifestações que ocorrem na UFC "é formado por maioria absoluta por pessoas que não são da UFC".